quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PROJETO DE PESQUISA: A Formação Profissional

PROJETO DE PESQUISA: A Formação Profissional
Curso: Pesquisa na Educação Básica com uso de tecnologia
Aluno: Maxison José Ferreira de Souza
Local: Polo Cantagalo

TÍTULO
Hoje, aluno. Amanhã, trabalhador

OBJETIVO
- Identificar as expectativas dos alunos com relação ao futuro profissional.
- Reconhecer o que motiva esta expectativa.

JUSTIFICATIVA
Ultimamente, há um grande número de alunos que optam por uma educação que seja voltada para a garantia de uma melhor qualidade de vida, de status social e de empregabilidade garantida. Diante deste quadro espera-se conhecer quais motivos realmente se destacam para que uma profissão seja escolhida mais do que a outra. Para isso, torna imperativo saber que opção de estudo é o melhor caminho para chegar ao objetivo desejado.

METODOLOGIA
Para dar conta desta pesquisa serão oferecidos formulários não-identificáveis para que o entrevistado para expressar sua opinião com relação às suas expectativas profissionais. As questões serão abertas, visando a construção de um gráfico que responda o mais objetivamente possível as interrogativas deste trabalho. A pesquisa será de cunho quantitativo e, posteriormente, será interpretada a luz da teoria de diferentes autores para que a mesma seja confrontada e tenha o seu resultado validado.

PRODUTO FINAL
- Síntese dos dados coletados.

FONTES DE CONSULTA
BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola. 2. ed. - São Paulo: Loyola, 1998.
MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera M. Nossa escola pesquisa sua opinão: manual do professor. 2. ed. - São Paulo: Global, 2002.
TOGNETTI, Marilza A. R. Metodologia da Pesquisa Científica. Disponível em http://www.materiaprima.pro.br. Acesso em 09 de abril de 2009.

CRONOGRAMA
- Leitura das fontes de consulta – 10 a 14/04/2009
- Preparação da documentação – 15 a 19/04/2009


QUESTIONÁRIO
1. Qual profissão você deseja ter quando você crescer?
2. Por que você escolheu esta profissão?
3. O que você considera ser mais importante para ter escolhido esta profissão?

Nenhum comentário: