quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sobre Projetos Interdisciplinares

Há quase 16 anos participo dos projetos das escolas onde trabalhei. De alguns com mais interesse, de outros nem tanto, apesar de saber da importância de cada um deles. Daqueles que não me interessei tanto, acredito que seja pelo teor de suas tarefas, que não iam ao encontro de meus interesses; outros, por não acreditar naquilo que era exposto ou não sentir segurança em quem coordenava.

Com relação aos projetos em que atuei com maior entusiasmo, acredito que foi pela relevância do tema; pela disponibilidade de tempo e de recursos materiais que teríamos; pelo impacto positivo que poderia causar na clientela, bem como se teríamos uma resposta a altura de nossos objetivos.

Sob o ponto de vista da interdisciplinaridade, o maior fator que se sobressai para que um projeto dessa especificidade seja bem empreendido é a disponibilidade para se trabalhar em equipe, um ato que não é tão aceito pela maioria; a disponibilidade de tempo, principalmente para aqueles que atuam em níveis, séries e escolas diferentes; e uma coordenação pedagógica que seja ativa, dinâmica e criativa, que acredite na interdisciplinaridade e, mais do que isso, que saiba trabalhar dessa forma.

Nenhum comentário: