terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ecossistemas Comunicativos

Há vários espaços de comunicação na escola, porém, esses espaços podem ser potencializados se observada a sua importância e realizados por pessoas mais capacitadas ou interessadas em integralizar a comunidade escolar, desde alunos e professores, professores e diretores, escola e comunidade e extramuros.

Na escola temos como meios de comunicação os comunicados escritos na sala de professores, secretaria e armário de diários de classe para o professor; bilhetes para os alunos do ciclo básico; cronograma de eventos e compromissos entregue em folhas para cada professor nas reuniões pedagógicas e conselhos de classe, comunicados impressos pregados nos murais para os alunos do ensino médio etc.

Os espaços comunicativos se apresentam ineficientes quando se perdem em essência, por não serem compartilhados com todos os níveis, segmentos ou funções e comunidade, e, principalmente, por não serem dialogados e construídos conjuntamente, na maioria das vezes. O comum é que recebamos já escrito o que acontecerá, quando e que se não comparecermos deveremos entregar um atestado ou declaração.

Tudo ficou muito comum, muito de cima para baixo e muito autoritário. A construção das ideias, dos eventos, das festividades e outras ações da escola ficaram parecendo esquemas a serem seguidos anos após anos, sem que fosse mudada a rotina, o esquema e que fosse dado o poder de fala a comunidade escolar. A construção do diálogo ficou em segundo plano. Encontros que poderiam ser utilizados para promover maior capacitação dos profissionais, maior disseminação de ideias, maior elaboração de sugestões para resolver os conflitos internos da escola e os desafios para se acabar com a evasão escolar e os baixos índices de aprovação têm ficado para depois.

Aliás, este deveria ser o principal desafio da educação, promover o debate amigo, sem confusão, sem estresse, onde todos possam ser ouvidos e valorizados, ainda que não consigam se expressar bem ou comunicar com fluidez, mas que sejam respeitados, até porque a comunicação é uma arte, é só praticando que conseguimos aperfeiçoar nossas capacidades, seja oral, visual, auditiva etc.

A escola deve promover espaços de integração, ainda que de forma tênue, devagar, mas que se faça. Se não dá para realizar reuniões semanais, que sejam quinzenais; se não dá para agrupar o máximo de professores, que seja por área do conhecimento, ou por ciclo, ou por turno etc.; mas que sejam enfim realizadas – e bem realizadas, dinâmicas, criativas, comunicativas – um verdadeiro espaço de educomunicação, porque de dias chatos e estressantes todos já estamos cheios no nosso cotidiano. E ir para reuniões onde não se resolve nada, já estamos cansados, assim como aqueles textos que são lidos no início da reunião que nem são refletidos e apreciados como se deveria.

Um comentário:

Rosiane disse...

Sou Orientadora tecnológica e como você acho que as nossas reuniões poderiam ser melhor aproveitadas.A interação,os espaços para uma educomunicação precisam ser criados,nós educadores mesmo sem o apoio dos gestores precisamos parar de viver no nosso mundinho e lutar por uma educação que escute todos ,que dê oportunidades a todos de falar.