segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Processo Ensino-Aprendizagem

O processo ensino-aprendizagem deve ser orientado por uma educação que, antes da transmissão do conhecimento, seja mediadora de ações que revelem, no pequeno ou no grande aprendiz, a importância do ato de estudar, a ética, o respeito à diversidade, a solidariedade, a democracia e a construção dos bons hábitos salutares a uma convivência harmoniosa e pacífica. Vejo a escola assim, como um lócus privilegiado do saber em toda a sua extensão – saber ser, em minha opinião, é o mais importante. Consciência de si e do eu no mundo.

O saber fazer vai depender de um professor que ofereça uma educação de conteúdos voltada para uma prática significativa e transformadora, que desperte o ser humano que há, não só para os conteúdos sistematizados, mas para a estética, para uma reflexão crítica do mundo, para a formação moral e para a cultura geral.

Ao saber sistêmico espera-se que o professor, antes de ensinar, perceba em qual realidade atua, a fim de que a sua voz se faça ser entendida por todos da melhor maneira possível; que antes de pensar em como ensinar, permita-se refletir sobre como o seu aluno aprende e por que não aprende; que ao avaliar as suas atividades, não se perca no quantitativo, mas resgate a qualidade do registro diário, quando for possível, daquilo que foi construído ao longo do ano letivo, e que antes de verificar apenas quanto o seu aluno acertou, ofereça a oportunidade de levá-lo a alcançar os objetivos que não foram superados, percebendo o erro do aluno como fonte inesgotável de aprendizagem.

A formação do professor deve ir além de transmitir conteúdos, principalmente aqueles pré-concebidos e emoldurados pelo tempo, mas construído coletivamente com a turma, dando especial atenção àqueles que ficaram exclusos do ato de conhecer. No atual cenário globalizado que vivemos torna-se muito importante que o professor tenha essa preocupação - a de não mais excluir o seu aluno. Perceber-se sujeito importante nessa tarefa é a atividade principal do professor. Sua atuação vai além dos extramuros da escola. A comunidade escolar é muito importante no processo da aprendizagem. É a força de todos que pode transformar, que serve de energia. O coletivo é, sem dúvida, a expressão de dias melhores na educação.

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