quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Transversalidade, uma proposta para o ano inteiro

Em minha opiniã, a transversalidade sempre aconteceu. O que vemos hoje é uma orientação de trabalho, ou seja, propostas de como integralizar certos conteúdos, como o meio ambiente, por exemplo, dentro dessa ou daquela disciplina.

Trabalhei e trabalho há muitos anos com as séries iniciais. Pelo menos, nesse segmento é impossível não se proporcionar a transversalidade, uma vez que o professor dessa área é extremamente responsável na formação de opinião, na transmissão de cuidados essenciais a saúde, na promoção do respeito, da solidariedade etc. Nos outros segmentos em que atuei também não foi diferente. É incontestável que, vez ou outra, nos percebamos comentando sobre os diferentes assuntos dentro da sala de aula. Porém, isto só acontece se há predisposição do professor em criar um espaço de socialização e diálogo na sua prática.

É importante que a escola não se prenda apenas a projetos, mas estimule o professor a criar o hábito de discutir os mais variados assuntos cotidianamente. O projeto que funciona bem, em minha percepção, é aquele que acontece o ano inteiro, e não apenas em determinado dia, o qual é devidamente programado, fotografado e revisto apenas no ano seguinte.

Nenhum comentário: