sábado, 21 de novembro de 2009

Educação Audiovisual e Currículo

Durante dois anos trabalhei na função de Videoeducador. Foi um trabalho interessante, porém, me sentia vazio, primeiro por não ter apoio pedagógico e capacitação para tal; segundo porque não havia ainda muitos referenciais teóricos que abordassem o tema TV e Vídeo na escola e que fossem tão disponíveis e acessíveis como temos hoje. Enfim, foi um fazer solitário. A intenção do programa era boa, mas ele foi sendo esquecido e ficamos sem orientação e coordenação para o adequado uso destas mídias.

Acredito na potencialização do conhecimento e na transformação do aluno a partir do uso destas ferramentas na construção de um ser humano mais crítico e preparado para as novas dinâmicas existentes atualmente, porém, mas do que oferecer estes recursos e espaços, faz-se necessário que saibamos como e por que oferecê-los.

O ponto positivo era o diferencial que esta prática trazia para a relação ensino-aprendizagem; e o negativo, no meu caso, por exemplo, era que não havia integração entre o videoeducador e os demais profissionais envolvidos. Por mais que se tentasse, vários eram os empecilhos, como horário, disponibilidade, vontade etc.

Assim, como sugestão, acredito ser melhor que cada professor atue utilizando a TV e o vídeo na sala de aula no momento mais oportuno, com objetivos bem claros e definidos, a fim de que esta prática não se transforme apenas em um momento de lazer para o aluno e de descanso para o professor. E quando possível, que se tenha o devido assessoramento e estímulo a tais práticas.

Um comentário:

Zulmira 40 anos disse...

Querido Professor Maxison,

Você postou o link do seu blog na lista do C.E. Maria Zulmira Tôrres de Cachoeiras de Macacu. verifique e acerte, pois várias pessoas estão fazendo confusão.