sábado, 21 de novembro de 2009

Recursos Didáticos

A função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem é servir como meio, como ponte para se alcançar os objetivos pretendidos da melhor maneira possível. Assim, o professor deve buscar utilizar aqueles que melhor implementem a sua prática. Dessa forma não podemos dizer que apenas os recursos tecnológicos são os melhores ou mais modernos, mas é preciso saber qual responderá melhor a apreensão dos conteúdos.

Muitos professores acreditam que os meios mais modernos e tecnológicos são os mais interessantes e os que despertam mais interesse. Pode até ser, quando bem utilizados. Há momentos em que outras técnicas serão mais eficientes para o que se pretende. Há o fato de professores não saberem utilizar adequadamente determinados recursos, e uma aula que poderia ser surpreendente pode cair na rotina como todas as outras. Dizer que só o computador e a Internet atenderão ao aluno deste século é jogar fora tudo aquilo que foi construído de útil e até hoje pouco e mal utilizado por muitos professores como a TV, o vídeo e o rádio, por exemplo.

Então, antes de o professor construir seu planejamento, deve dar especial atenção aos recursos, preparando-os com antecedência, buscando auxílio sobre como desenvolver uma prática que seja estimulante, dinâmica e atraente. A teoria é fundamental nessa busca. Ler muito sobre o assunto, pesquisar informações nas mais diversas fontes, adequar para a realidade na qual se está inserido, reunir-se com colegas que fazem uso constante de novos e diferentes recursos para saber dos pós e contras, bem como das dificuldades que podem surgir. Antecipar problemas técnicos, por exemplo, também é importante para o bom andamento da aula, assim como proporcionar a participação de todos na construção do conhecimento – alunos e professores atuando juntos, colaborando um com o outro nos vários ambientes onde a educação pode acontecer.

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